O acordo firmado na Justiça para reparar os danos causados pelo rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana (MG), ocorrido em 2015, será um dos temas do 9º Encontro de Integração da Bacia Hidrográfica do Rio Doce, marcado para começar nesta segunda-feira (12), e ir até quinta-feira (15), no Centro de Ciência, em Colatina (ES). O encontro terá a presença dos Ministérios Públicos do Espírito Santo e Minas Gerais, além de representantes de órgãos ligados à gestão de recursos hídricos, e especialistas da área ambiental.
Assinado em outubro de 2024, o acordo de repactuação do Rio Doce prevê aporte de R$132 bilhões, destinados ao pagamento de indenizações e a ações reparatórias na bacia. O prazo para a transferência integral dos recursos ao Poder Público é de 20 anos.
“Será um momento de esclarecimento e atualização do status das ações que foram repactuadas até o momento, principalmente intervenções relacionadas a saneamento básico, disponibilidade hídrica e restauração ambiental. O objetivo é abrir um espaço de diálogo e dar apoio à execução das ações”, afirma o presidente do CBH Doce, José Carlos Loss Júnior.
Participação dos Comitês é fundamental no monitoramento das ações de reparação
Há quase 10 anos, os Comitês da Bacia do Rio Doce têm acompanhado de perto os processos de recuperação do Rio Doce, após o rompimento da Barragem de Fundão, em Mariana, apontando falhas e cobrando compromissos. “Seguiremos acompanhando de perto todo o processo de reparação, garantindo que os interesses da Bacia do Rio Doce sejam devidamente representados e que as ações estejam alinhadas aos princípios de preservação e recuperação ambiental. Seguimos dispostos a contribuir com nosso conhecimento e experiência na gestão das águas do Rio Doce”, enfatiza Loss.
9º Encontro de Integração
Considerado o principal evento realizado pelos Comitês do Rio Doce, o Encontro de Integração reúne membros dos seis Comitês afluentes mineiros e dos quatro afluentes da porção capixaba, além de convidados e órgãos ligados à gestão de recursos hídricos. Neste ano, o tema do encontro será “Unidos pela água, fortalecendo a governança”.
A abertura oficial do encontro será nesta segunda-feira, dia 12 de maio, às 18h, no Centro de Ciência, em Colatina.