spot_img
spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

INSS volta a autorizar empréstimos mediante cadastramento biométrico

A partir desta sexta-feira (23), os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) que quiserem contratar novos empréstimos consignados terão que cadastrar seus...

Aneel abre consulta pública para revisar tarifas de energia da EDP no ES; aumento médio pode chegar a 11,10% para residências

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta terça-feira (13) abrir uma consulta pública para discutir a Revisão Tarifária Periódica (RTP) da EDP Espírito Santo. Esta será a primeira mudança nas tarifas após a aprovação da renovação do contrato de concessão da empresa — que ainda precisa ser avalizada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e formalizada por meio de entre o governo do estado e a distribuidora.

De acordo com a proposta apresentada pela Aneel, o reajuste médio para consumidores residenciais é de 11,10%. Já para os consumidores atendidos em alta tensão, como indústrias, o aumento sugerido é de 12,77%. Para os clientes de baixa tensão, a proposta é de 11,25%.

Segundo a agência reguladora, o cálculo do reajuste considerou diversos fatores, entre eles encargos setoriais, custos com a distribuição de energia, receitas irrecuperáveis e componentes financeiros definidos no último processo tarifário — que estiveram vigentes até agora.

A EDP atende cerca de 1,77 milhão de unidades consumidoras em 70 municípios capixabas. Caso a proposta seja aprovada, as novas tarifas arão a valer a partir de 7 de agosto de 2025.

A consulta pública será aberta nesta quarta-feira (14) e ficará disponível até 27 de junho no site da Aneel (clique aqui para ar). Uma audiência pública também está prevista para o dia 5 de junho, ainda sem local definido. (Da Redação com Aneel)

 

Aneel abre consulta pública para revisar tarifas de energia da EDP no ES; aumento médio pode chegar a 11,10% para residências
spot_img
spot_img
spot_img