A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta terça-feira (13) abrir uma consulta pública para discutir a Revisão Tarifária Periódica (RTP) da EDP Espírito Santo. Esta será a primeira mudança nas tarifas após a aprovação da renovação do contrato de concessão da empresa — que ainda precisa ser avalizada pelo Ministério de Minas e Energia (MME) e formalizada por meio de entre o governo do estado e a distribuidora.
De acordo com a proposta apresentada pela Aneel, o reajuste médio para consumidores residenciais é de 11,10%. Já para os consumidores atendidos em alta tensão, como indústrias, o aumento sugerido é de 12,77%. Para os clientes de baixa tensão, a proposta é de 11,25%.
Segundo a agência reguladora, o cálculo do reajuste considerou diversos fatores, entre eles encargos setoriais, custos com a distribuição de energia, receitas irrecuperáveis e componentes financeiros definidos no último processo tarifário — que estiveram vigentes até agora.
A EDP atende cerca de 1,77 milhão de unidades consumidoras em 70 municípios capixabas. Caso a proposta seja aprovada, as novas tarifas arão a valer a partir de 7 de agosto de 2025.
A consulta pública será aberta nesta quarta-feira (14) e ficará disponível até 27 de junho no site da Aneel (clique aqui para ar). Uma audiência pública também está prevista para o dia 5 de junho, ainda sem local definido. (Da Redação com Aneel)
