Dois corpos masculinos foram encontrados, já em adiantado estado de putrefação, dentro de uma casa no Córrego Sapucaia, a cerca de 20 quilômetros da sede de Barra de São Francisco, entre os distritos de Monte Sinai e Vila Paulista.
Vizinhos disseram para a Polícia Militar que os homens tinham prenomes Ranieri e Claudinei, mas não foram encontrados documentos com eles.
A família de um deles está para São João de Manteninha (MG), de acordo com vizinhos, e a Polícia tenta contato para comunicar sobre o achado e iniciar as investigações.
A Polícia Técnico-Científica foi chamada e recolheu os corpos, que apresentavam sinais de violência. Entretanto, o laudo sobre a causa da morte ainda será feito e enviado à 16a Delegacia de Polícia para apuração.
Os corpos foram encontrados por moradores da região, que notaram o sumiço dos homens, que a PM avalia, pelo estado dos corpos, terem sido mortos entre o Natal e o Ano Novo.
VIATURA INCENDIADA
A violência tem crescido na Área Integrada de Segurança Pública (AISP) 11, sob jurisdição do 11° Batalhão da PM e sa 14a Delegacia Regional da Polícia Civil. É o que demonstram as estatísticas da Secretaria de Estado de Segurança Pública.
Embora as festividades de virada do ano, na Praça Arlindo Pinto, tenham transcorrido sem ocorrências, enquanto era realizada a queima de fogos de artifício (sem som) no Centro da cidade, uma viatura acidentada a estacionada em frente à Delegacia Regional, no bairro Novabarra, foi vandalizada.
De acordo com o delegado Leonardo Foratini, um homem encapuzado ou e colocou fogo na viatura, que não foi destruída porque o fogo foi apagado por populares.
E, as 3h30, câmaras de segurança capturaram imagens de uma briga envolvendo dois grupos na Vila Landinha, em frente ao Corpo de Bombeiros. Um homem foi atingido violentamente e desmaiou. Nenhuma viatura policial aparece nas filmagens.
VIOLÊNCIA CRESCENTE
A area do 11° BPM é o mais violento do Comando de Policiamento Ostensivo (O) Noroeste e da Superintendência Regional Noroeste da Polícia Civil, ambos sediado em Colatina. O número de homicídios em 2024 aumentou 20% em relação ao 2023 na AISP11.
Nove municípios destoaram na região do Comando de Policiamento Ostensivo (O) Noroeste e Superintendência Noroeste da Policia Civil e aumentaram seus índices: Pinheiros, Ponto Belo e São Gabriel da Palha, na área 02 (2º Batalhão da PM e 17ª Delegacia Regional, de Nova Venécia) e Ecoporanga, Mantenópolis e Água Doce do Norte, na área do 11º Batalhão e da 14ª Delegacia Regional, de Barra de São Francisco. Na região de Barra de São Francisco, nenhum muinicípio teve redução de homicídios.
Os números: Barra de São Francisco – 12 homicídios em 2024, mesmo número de 2023; Ecoporanga teve 13 em 2024 contra 10 no ano anterior; Água Doce do Norte teve 8 em 2024, aumento de 33% em relação a 2023 (6); Mantenópolis aumentou 40% (de 5 em 2023 para 7 em 2024). Aguia Branca teve um, igual a 2023.
Diminuíram os homicídios os municípios de Nova Venécia, Boa Esperança e Vila Pavão na AISP 02, Colatina, Baixo Guandu, São Domingos do Norte, Pancas e Governador Lindemnberg na AISP 08. Em Baixo Guandu houve a maior queda. Em 2023 havia tido um pico de 12 homicídios, caindo para 3 em 2024, uma queda de -75%. (Da Redação)