O Instituto de Previdência do Estado (IPAJM) informa que os aposentados e pensionistas que fazem aniversário entre os meses de janeiro e abril e ainda não realizaram a prova de vida devem regularizar a situação até o dia 30 de maio de 2025.
A prova de vida é obrigatória e deve ser feita anualmente para garantir a continuidade do pagamento dos benefícios, prevenindo fraudes e confirmando que o beneficiário está apto a receber.
Como fazer a prova de vida
- Digitalmente, por meio de reconhecimento facial no aplicativo Gov.br;
- Presencialmente, em uma das agências do Banestes.
A não realização da prova de vida até o prazo estabelecido resultará na suspensão do pagamento dos benefícios a partir de 1º de junho de 2025, conforme previsto no Edital nº 02/2025, publicado no Diário Oficial do Estado em 21 de maio de 2025. Clique aqui e confira o Edital!
Lista nominal de convocados
A relação completa dos aposentados e pensionistas convocados pode ser consultada no link abaixo, e no site www.ipajm.es.gov.br, dentro do banner do Recadastramento. É fundamental que todos os listados realizem o procedimento dentro do prazo.
Quando se recadastrar?
O prazo para os aposentados e pensionistas se recadastrarem é baseado no mês de seu aniversário, conforme tabela a seguir.
As regras e diretrizes do Recadastramento de 2025 estão disponíveis na Portaria nº. 15-R/2025, publicada no Diário Oficial do Estado de 30/12/2024, que prevê a possibilidade de realização da prova de vida por meio digital. Confira aqui a normativa na íntegra!
Prova de Vida pelo aplicativo Gov.br
A prova de vida digital deve ser realizada pelo Gov.br, que é um aplicativo gratuito que possibilita que as pessoas se identifiquem com segurança na hora de ar diversos serviços públicos. Aqueles que ainda não têm esse App podem baixá-lo e á-lo no celular pelo link https://www.gov.br/pt-br/apps/app-gov.br
Caso ainda não tenha sua conta gov.br, crie uma, conforme o a o abaixo:
- Após entrar no aplicativo, na tela inicial, no item “Serviços”, clique em “Prova de vida”;
- Na tela “Histórico de Prova de vida”, selecione a “Prova de vida pendente”;
- Na tela “Autorização”, clique em “Autorizar”;
- Siga as instruções para fazer o reconhecimento facial;
- Após finalizar o reconhecimento facial com sucesso, clique em “OK”;
- Na tela de Autorização, o status da sua Prova de Vida mudará para “Autorizado”.
Destaca-se que, para utilizar o Gov.br, o beneficiário precisa ter cadastro no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ou ter carteira de motorista (CNH) ou a nova Carteira de Identidade Nacional (CIN), que é um documento oficial de identificação que unifica todos os registros de identificação do cidadão.
Prova de Vida no Banestes
Para fazer a Prova de Vida no Banestes, que é mais uma opção de se recadastrar, basta comparecer em qualquer agência do Banestes — distribuídas por todo o Espírito Santo — portando documentos de identificação com foto, como carteira de identidade ou motorista e F.
Não é necessário levar cópias de documentos para deixar na agência. Na ocasião da Prova de Vida, o beneficiário apresentará ao atendente os documentos originais.
Confira aqui a agência mais próxima de sua residência.
Serviço:
Prova de Vida dos aposentados e pensionistas do IPAJM
Como fazer? Via app Gov.br ou pessoalmente no Banestes;
Como baixar o app Gov.br no celular? https://www.gov.br/pt-br/apps/app-gov.br
Quando? Calendário estipulado, baseado no mês de aniversário do beneficiário;
Dúvidas? www.ipajm.es.gov.br
Teleatendimento do Instituto: 27 3201-3180 ou 3202-8131