A Prefeitura de Barra de São Francisco, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, promoveu nesta quarta-feira (21) a 15ª Conferência Municipal de Assistência Social. O evento ocorreu das 7h às 17h no auditório do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), localizado na Rua Henrique Fanti, no bairro Nova Barra.
Com o tema “20 anos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS): Construção, proteção social e resistência”, a conferência contou com a participação do ex-conselheiro do Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS), Rander Benedito Prates, que ministrou a palestra principal.
A solenidade reuniu autoridades municipais, como o vice-prefeito Wanderson Melgaço; o secretário de Saúde, Elcimar de Souza Alves; o secretário de Direitos Humanos, Cidadania e Políticas para Mulheres, Mauricio Vieira dos Santos Marins; e a secretária de Assistência Social, Cleidmar de Almeida Rezende. Também participaram a presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Josiana Pedra de Oliveira; a assistente social Luciana Batista da Silva, representante dos trabalhadores do SUAS; a usuária dos serviços de assistência social, Barbara Souza de Almeida; o vereador Sargento Farias; a coordenadora do projeto Avivar, Valdirene Silvia de Souza; além de servidores públicos e representantes da sociedade civil.
A secretária Cleidmar Rezende ressaltou a importância do evento. “É a partir daqui que definimos as estratégias a serem trabalhadas pelos próximos dois anos. Celebramos os 20 anos do SUAS, que tem sido fundamental na garantia de direitos e na promoção de melhorias para pessoas em situação de vulnerabilidade”, afirmou.
Segundo o palestrante Rander Prates, o encontro tem caráter preparatório para a conferência estadual. “Este é o momento de avaliar os avanços conquistados e planejar ações para o futuro, com foco no aprimoramento dos serviços prestados à população que mais precisa”, destacou.
Durante a programação, foram apresentados os cinco eixos temáticos do SUAS. Em seguida, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para debater e formular propostas que serão encaminhadas à 16ª Conferência Estadual de Assistência Social, prevista para acontecer entre os dias 23 e 25 de setembro, em local ainda a ser definido.
As propostas discutidas foram aprovadas em plenária, e os delegados eleitos representarão o município na etapa estadual.
Ao longo do dia, a organização ofereceu lanches e um almoço gratuito aos participantes.