O pequeno Makaliste nasceu no último dia 14 e, o menino chegou ao mundo de uma forma diferente: dentro da ambulância, a caminho do Hospital São Marcos, em Nova Venécia. No transporte a paciente, Ednaria Guerra Hacbar, 38 anos, estava assistida pelas técnicas de Enfermagem, Maria Aparecida Gonçalves dos Anjos, a Chica, e Antônia Gonçalves, e, a ambulância conduzida pelo Elenilson Cunha. “Durante o trajeto, as contrações aumentaram e nós tivemos a missão de acalmar a gestante e, fazer o parto. O bebê nasceu às 21h35, na descida da Avenida Guanabara, em Nova Venécia”, diz Chica.
Naquela noite, Ednaria deu entrada no Hospital Cristo Rei de Boa Esperança, com contrações e rompimento da bolsa amniótica. Depois de ser avaliada pelo médico plantonista, aconteceu a transferência. “A criança chorou logo ao nascer. Foram prestadas assistências à mãe e ao recém-nascido, até a chegada ao Hospital São Marcos. Já é meu terceiro parto na estrada, a Antônia já fez mais. Pra mim é a coisa mais incrível do mundo, uma felicidade que não cabe no peito. Tive o prazer de, mais uma vez, trazer uma vida ao mundo, é inexplicável. E, quando a gente corta aquele cordão umbilical, a vontade é de chorar junto com o bebê, é muita alegria!”, narra Chica.
Ednaria, que mora no patrimônio Santo Antônio, interior de Boa Esperança, é casada com o Eduardo Nascimento Matias e já tem um filho de 20 anos. “Foi tenso, eu não imaginava que isso iria acontecer, fiquei com medo, nervosa. Tive muita dor intensa, com intervalos de três minutos a cada contração, mal dava pra respirar direito. Mas, Deus sempre esteve com a gente, deixei tudo na mão de Deus. E as profissionais que me acompanharam foram maravilhosas comigo, o tempo todo do caminho. Elas são bem preparadas, agradeço muito a Chica e a Antônia”, pontua.
Makaliste nasceu com 2,6kg, medindo 49cm, e a gravidez da Ednaira era de 38 semanas. “No dia que ele nasceu, eu comecei a sentir dores desde a manhã, à noite, pedi ao meu marido para me levar ao hospital, foi a partir daí que tudo aconteceu. Meu filho está bem, apesar do susto, ocorreu tudo bem, graças a Deus”, finaliza Ednaria.