spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Jovem sofre acidente na rodovia do contorno, em Barra de São Francisco

Um jovem de 17 anos, morador do Vargem Alegre, sofreu um grave acidente na rodovia do contorno, próximo ao trevo da Vila Luciene, em...

Defesa Civil Nacional em Vitória para socorro a vítimas de chuvas

Técnicos da Defesa Civil Nacional reúnem-se, a partir desta quarta-feira (15), em Vitória (ES), com representantes dos municípios afetados pelas chuvas e membros das coordenadorias estaduais e municipais de proteção e defesa civil.

O foco é auxiliar no levantamento dos danos, solicitação de reconhecimento federal e elaboração dos planos de trabalho.

Diante das fortes chuvas que atingiram o Espírito Santo no início de janeiro, o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, se reuniu, também nesta terça, com prefeitos do estado.

O encontro, em Brasília, teve como objetivo orientar os municípios sobre o processo de reconhecimento federal de situação de emergência e, consequentemente, solicitação de recursos para ações de defesa civil.

Na ocasião, os prefeitos ressaltaram a necessidade de ações de restabelecimento e a preocupação com o início do ano letivo, tendo em vista a obstrução de vias públicas por causa das chuvas.

Participaram da reunião o deputado federal, Gilson Daniel (PODE/ES) e os prefeitos de Rio Bananal, Bruno Pella; de Dores do Rio Preto, Thiago Pessoti; de Bom Jesus do Norte, Toninho Galhano; de Alto Rio Novo, Alexandre de Melo Valim, e de São Domingos do Norte, Ana Izabel Malacarne, além do vice-prefeito de Irupi, Abercilio Machado.

Nessa segunda-feira (13), o ministro Waldez Góes também manteve a Defesa Civil Nacional mobilizada para apoiar estados brasileiros afetados pela chuva.

MONITORAMENTO

O monitoramento da ocorrência de chuvas intensas em grande parte do País, especialmente nas regiões Sudeste e Nordeste, e do risco de desastres nas cidades brasileiras segue sendo prioridade para o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR).

Equipes do Grupo de Apoio a Desastres (Gade) e da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) foram mobilizadas e serão enviadas, nesta quarta-feira (15), para prestar apoio ao município de Ipatinga (MG), Vitória (ES) e cidades do sul da Bahia.

Até o momento, oito técnicos estão confirmados na missão e outros estão sendo escalados. As equipes vão ajudar os municípios com as solicitações de reconhecimento federal de situação de emergência, elaboração dos planos de trabalho e outras demandas.

Nesta terça-feira (14), técnicos do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) também emitiram um relatório com informações atualizadas sobre a situação em alguns estados e realizaram uma reunião de preparação com defesas civis estaduais e municipais do Nordeste.

A divulgação do relatório ocorre diariamente em períodos críticos, incluindo informações sobre riscos geológicos e hidrológicos.

Além disso, atualmente, o Cenad opera em nível laranja (alerta), com técnicos de plantão 24 horas para acompanhar os cenários mais preocupantes.

De acordo com o documento divulgado nesta terça, até o momento, foram registradas 25 mortes em Minas Gerais e 14 em São Paulo por causa das chuvas. Na divisa do Tocantins com o Maranhão, foram registradas mais 14 mortes e, em Sergipe, três, todas após colapso de edificações.

Chuva no Nordeste

Com a participação de representantes das defesas civis dos estados e municípios do Nordeste e, também, de agências federais, como Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Serviço Geológico do Brasil (SGB) e Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), a Defesa Civil Nacional promoveu uma reunião de preparação para as chuvas na região.

“O objetivo da reunião foi trazer atualizações sobre a previsão de mais chuvas para esta quarta-feira no Nordeste, para que defesas civis de estados e municípios mantenham-se preparadas”, afirmou o Coordenador-Substituto de Monitoramento de Eventos Adversos, Rodrigo Souto. De acordo com especialistas do Inmet, a previsão de chuvas intensas continua até, pelo menos, a manhã desta quarta-feira (15) em grande parte do País. Confira o aviso laranja: https://alertas2.inmet.gov.br/49550.

MIDR

Defesa Civil Nacional em Vitória para socorro a vítimas de chuvas

spot_img
spot_img
spot_img