spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Jovem sofre acidente na rodovia do contorno, em Barra de São Francisco

Um jovem de 17 anos, morador do Vargem Alegre, sofreu um grave acidente na rodovia do contorno, próximo ao trevo da Vila Luciene, em...

Desenrola Rural deve beneficiar 943 mil produtores

Programa prevê descontos de até 96% para renegociação de débitos vencidos há mais de um ano

O Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA) prepara para fevereiro de 2025 o programa Desenrola Rural, que visa renegociar dívidas de agricultores familiares e facilitar seu o a novos créditos. A medida deve beneficiar 943 mil pequenos produtores e assentados da reforma agrária, que acumulam ivo de 19,5 bilhões de reais. As informações são do Globo Rural.

O programa pretende contemplar débitos vencidos há mais de um ano, incluindo os inscritos na Dívida Ativa da União (DAU) e aqueles lançados em prejuízo dos fundos constitucionais de financiamento, do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), do Crédito Fundiário e do Crédito Instalação.

Em entrevista ao Valor Econômico, o ministro Paulo Teixeira afirmou que o Desenrola Rural permitirá que agricultores impossibilitados de ar crédito agrícola possam voltar a fazê-lo após a renegociação.

Do total de beneficiários, cerca de 70% têm dívidas de até 10 mil reais, enquanto 22% devem entre 10 mil e 50 mil reais. Os demais 9% possuem débitos acima de 50 mil reais.

A maior parcela do saldo devedor, 11,8 bilhões de reais, está no Pronaf com risco assumido pelas instituições financeiras. Em dezembro, o secretário de Agricultura Familiar do ministério, Vanderley Ziger, declarou ao Valor Econômico que os bancos poderão oferecer descontos de até 85%.

Na Dívida Ativa da União, são 165 mil pessoas com dívidas que somam 2,8 bilhões de reais. O limite para renegociação será de 84 mil reais, com descontos entre 30% e 50%, variando conforme o prazo de pagamento. Para dívidas até 7.590 reais, o desconto previsto é de 50% em até 60 meses.

Para entrar em vigor, o programa ainda depende de decreto presidencial e regulamentações das instituições financeiras. O governo planeja realizar o anúncio em um assentamento rural.

O diagnóstico do MDA aponta que adversidades climáticas, oscilações de mercado e a pandemia aumentaram o endividamento dos agricultores familiares na última década. Dos 5,4 milhões de produtores dessa categoria no país, 33% apresentam restrições para ar crédito. O programa também prevê a retirada dos nomes desses agricultores de cadastros de inadimplência.

spot_img
spot_img
spot_img