spot_img
spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

Hidratação oral e SUS: a resposta contra a dengue

A dengue, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, pode evoluir rapidamente, tornando a atenção aos primeiros sinais e a adoção de cuidados básicos...

Estado assina contratos de locação de mini usinas solares para órgãos públicos

Foto: Hélio Filho/Secom

O Governo do Estado formalizou, nesta segunda-feira (05), a de contratos para locação de sistema de geração de energia renovável do tipo solar fotovoltaica. A medida visa atender unidades consumidoras de órgãos do Poder Executivo Estadual, promovendo sustentabilidade e economia.

A contratação é resultado de processo licitatório já concluído e tem valor total aproximado de R$ 38 milhões, com duração máxima de 120 meses. Ela prevê a geração de 8.400 MWh/ano por meio de miniusinas solares, quantidade suficiente para atender mais de 500 unidades de baixa tensão de 11 órgãos estaduais.

“Esse é um o importante que mostra o compromisso do Governo com a sustentabilidade. Nossa ideia é cumprir com as nossas tarefas e fazer nossa parte. Uma de nossas orientações é para que a frota de veículos do Governo do Estado utilize o etanol, que é um combustível renovável. Queremos que toda nossa energia seja renovável. Assinamos agora esses contratos de locações de mini usinas para atender energia de baixa tensão e, em breve, vamos fazer o anúncio para média tensão”, antecipou o governador.

Neste momento, as instituições contempladas são as secretarias da Educação (Sedu), da Saúde (Sesa), da Justiça (Sejus), de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades), e de Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), além das polícias Militar (PMES) e Civil (PCES), os institutos de Atendimento Socioeducativo (Iases), de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Iema), de Previdência dos Servidores (IPAJM) e o Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Com a dos contratos, as empresas têm o prazo de até 12 meses para iniciarem o fornecimento de energia fotovoltaica.  A iniciativa possibilitará a redução da emissão de 5,8 mil toneladas de dióxido de carbono (CO²), o que equivale ao plantio de 41,4 mil árvores – uma área correspondente a aproximadamente 35 estádios de futebol do tamanho do Kleber Andrade, em Cariacica. Além do benefício ambiental, com essa contratação o governo estima uma economia anual de R$522 mil com a redução dos custos com energia elétrica.

O secretário de Estado de Gestão e Recursos Humanos, Marcelo Calmon, destacou que a migração para uma matriz energética mais limpa e renovável reforça o compromisso do governo com a sustentabilidade e a busca por soluções eficientes para a istração Pública. “Essa contratação representa um avanço significativo. Além da economia financeira, estamos promovendo a sustentabilidade, contribuindo para a preservação ambiental e incentivando o uso mais consciente da energia”, disse.

spot_img
spot_img
spot_img