spot_img
spot_img

― PUBLICIDADE ―

ES: grávida diz à polícia ter matado marido com facada no peito após ser agredida por ele

Um homem de 31 anos, identificado como Fagner Teodorio Oliveira, morreu após ser atingido por um golpe de faca na noite desta segunda-feira (26),...

Hortões em parceria com Ifes produzem 1.487 kg e 42 caixas de legumes e folhas

Tempestade provocou prejuízos na produção dos hortões municipais em janeiro

Mesmo com os prejuízos causados pelo temporal do dia 22 do mês ado, nos hortões da Secretaria Municipal de Agricultura, em parceria com o Ifes, no campus do Valão Fundo, a produção de legumes, tubérculos, rízes, frutas e verduras chegou a 1.487 kg e 42 caixas no mês de janeiro.

De acordo com o subsecretário de Agricultura, Carlos Rubens da Silva, o Carlim da Dengue, as plantações foram atingidas em cheio e até telhas de uma casa no local foram quebradas devido à chuva de granizo e ventos fortes.

“Fiquei muito triste com a destruição das nossas plantações, mas temos que entender que isso veio de cima, as chuvas são dádivas de Deus. Vamos continuar com nosso trabalho de plantação para que possamos continuar servindo à população carente e aos programas sociais do município da melhor forma possível”, disse Carlim.

Com o resultado de janeiro, o município chega a mais de 54 mil kg e mais de 3 mil caixas de produtos hortícolas colhidos nos hortões desde 2021.

“O prefeito Enivaldo dos Anjos tem dado todo e ao projeto e a parceria com o Ifes ajudou muito a aumentar a produção e a produtividade. São dois hortões dentro do Ifes. Estou muito feliz com esse trabalho, de produzir alimentos para quem precisa”, disse Carlim.

Projetos sociais

Toda essa produção tem sido utilizada para abastecer programas sociais como o Centro de Apoio Alimentar Jesuína Destefani, o Programa Refeição Amiga, Apae, Lar dos Idosos, Casa Lar, bairros Colina, Vila Luciene, Estrela, Nova Barra, Casas Populares do bairro Colina entre outros.

O primeiro Hortão Municipal da atual gestão foi criado pelo prefeito Enivaldo dos Anjos, em março de 2021, no Polo Industrial Albuíno Azeredo.

PRODUÇÃO DOS HORTÕES EM JANEIRO

JILÓ (145 KG)

MANDIOCA (563 KG)

BATATA (12 KG)

ABÓBORA (33 KG)

PIMENTA (78 KG)

QUIABO (150 KG)

MILHO VERDE (123 KG)

ACEROLA (84 KG)

MARACUJÁ (30 KG)

MAMÃO (148 KG)

BANANA PRATA (100 KG)

BANANA DA TERRA (31 KG)

TOTAL (1.487 KG)

VERDURAS 

ALFACE (3 CX)

ALMEIRÃO (1)

CEBOLINHA (4 CX)

COUVE (2 CX)

COENTRO (1 cx)

SERRALHA (4 CX)

SALSA (7 CX)

TAIOBA (20 CX)

TOTAL (42 CX)

spot_img
spot_img
spot_img