Foi realizada, na manhã desta quarta-feira (04), no Sesc Praia Formosa, em Aracruz, a solenidade de encerramento do primeiro ciclo do Programa de Empregabilidade e Qualificação Profissional para Jovens Capixabas, o EmpregaJUV. O programa beneficiou neste primeiro ciclo 560 jovens, de 16 a 29 anos, que integram os 14 Centros de Referência das Juventudes (CRJs) mantidos pelo Governo do Estado. No próximo ano, o mesmo quantitativo de vagas será disponibilizado para este público.
O Programa é uma parceria entre a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), Serviço Social do Comércio (Sesc) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio-ES).
A secretária de Estado de Direitos Humanos, Nara Borgo, destaca a importância do EmpregaJUV. “A capacitação profissional direcionada às nossas juventudes é uma oportunidade não somente de conhecimento, mas abre também chances para que as juventudes possam gerar renda e consigam alcançar os seus sonhos”, salientou.
O gerente de Desenvolvimento Educacional e Social do Senac-ES, Romulo Gomes, ressalta a missão da instituição. “Nosso compromisso é oferecer educação de qualidade, conectando os jovens às demandas do mercado de trabalho e, acima de tudo, proporcionando a eles oportunidades reais de o às melhores vagas de emprego e, com isso, de transformação social”, frisou.
No ciclo de 2024, foram ofertados cursos de Barbeiro, Manicure e Pedicure, Depilação, Operador de Computador, Programador Web, Jovem Chef, Inglês Básico, Massagista e Jovem Programadora. As aulas, em sua maioria, aconteceram nas unidades do Senac no Estado e algumas nas dependências dos CRJs.
O Programa oferece e com vale-transporte, uniforme, material didático e certificação reconhecida pelo Senac, além de colaborar por meio da Fecomércio, com o ao mercado de trabalho.
Credencial Sesc
Além das juventudes terem o às formações disponibilizadas pelo EmpregaJUV, os participantes receberam a credencial do Sesc, que permite o a uma variedade de serviços e atividades culturais, esportivas e de lazer, como teatro, cinema, oficinas, colônias de férias, serviços odontológicos e hospedagens, com gratuidade ou valores reduzidos, fortalecendo, desta forma, a inclusão social e dando oportunidades de desenvolvimento e no âmbito profissional.
O segundo ciclo do EmpregaJUV será realizado em 2025, reforçando o compromisso com a empregabilidade e a transformação social das juventudes capixaba.