O mês de junho no Hub ES+ está recheado de atividades que unem arte, técnica, identidade e mercado. A nova edição da Trilha de Conhecimento — metodologia formativa contínua do Hub ES+ — promove encontros gratuitos com certificação, voltados para profissionais e curiosos das áreas do artesanato, design, moda, gestão cultural e desenvolvimento comunitário.
De 3 a 26 de junho, o espaço localizado na Praça Costa Pereira, em Vitória, sedia mais de 15 atividades que transitam entre oficinas práticas, rodas de conversa e masterclasses, sempre com foco em formação, troca e experimentação. Os destaques do mês incluem temas em alta como styling e narrativas de moda, tradições afrobrasileiras nas tranças, empreendedorismo criativo, produção cultural com diversidade e comunicação estratégica para artistas. As inscrições podem ser feitas no site oficial do Hub ES+ ou no perfil de instagram (@hubesmais).
Destaques da programação
Logo na abertura do mês, a ceramista Carol Lamaita, criadora do curso Viver de Cerâmica (Reconhecido pelo Mec) e referência nacional em sustentabilidade, já tendo formado mais de 2 mil ceramistas, conduz dois encontros que combinam sustentabilidade e prática artesanal: a masterclass sobre materiais orgânicos na cerâmica e uma oficina de modelagem manual, nos dias 3 e 4 de junho. Já no dia 7, uma maratona criativa voltada para redes sociais convida artesãos e criativos a mergulhar em estratégias de storytelling e identidade visual para o ambiente digital.
A moda aparece com força em junho: são encontros voltados ao setor, com abordagens que vão do upcycling às rodas de conversa sobre resistência e representatividade negra, styling, crochê contemporâneo e até a criação de marcas de moda a partir de narrativas capixabas. São atividades que mostram como conhecimentos históricos podem gerar oportunidades atuais e se consolidar em nichos cada vez mais valorizados pela economia criativa.
Entre as propostas que ressignificam saberes tradicionais e apontam novas possibilidades de atuação no mercado estão:
- a Oficina de Crochê Criativo (13/06), que transforma uma técnica ancestral em linguagem contemporânea para design, decoração e órios;
- a Masterclass Tranças Afro Contemporâneas (14/06), onde o trançar — prática de raízes africanas — é apresentado como serviço especializado em beleza, identidade e empreendedorismo;
- e o encontro “Se vestir para transgredir” (04/06), que reúne artistas e criadores que fazem da moda um campo de expressão política e estética, abrindo caminhos para marcas alinhadas a propósito e diversidade.
Também ganham espaço as conversas sobre produção de eventos com diversidade (09/06), economia criativa de base comunitária (12/06) e gestão cultural para artistas independentes, com destaque para as duas formações da comunicadora e curadora Nerie Bento, voltadas à comunicação estratégica e mapeamento de carreira para artistas. Nerie é fundadora da Nerie Bento Comunicação e conecta arte, território e narrativas periféricas em projetos estratégicos de alto impacto.
Programação completa:
- 03/06 (terça) – 18h – 20h
Trilha do Artesanato – Via do Mercado
Masterclass | Materiais orgânicos na cerâmica: sustentabilidade e inovação
Facilitadora: Carol Lamaita
Resumo: Estratégias sustentáveis no uso de materiais naturais na cerâmica contemporânea e seus impactos ambientais, econômicos e sociais, com soluções práticas para integrar insumos orgânicos.
04/06 (quarta) – 09h – 13h
Trilha do Artesanato – Via da Criação
Oficina Maker | Oficina de Cerâmica
Facilitadora: Carol Lamaita
Resumo: Introdução prática a técnicas de modelagem manual, criação de ferramentas e escolha de elementos para peças exclusivas de forma sustentável.
04/06 (quarta) – 18h – 20h
Trilha do Design – Via da Criação
Conversa Criativa | Se vestir para transgredir: A indumentária como forma de resistência
Mediadora: Matheusa Moreira | Participantes: Breu Ramos, Dante
Resumo: Debate sobre a indumentária como ferramenta de identidade, transgressão e mudança social.
05/06 (quinta) – 18h – 20h
Trilha do Artesanato – Via do Mercado
Masterclass | Modelo de Negócio para artesãos
Facilitador: Gabriel Torobay
Resumo: Modelos de negócio para artesãos, abordando planejamento, marketing, precificação e canais de venda para ampliar alcance e sustentabilidade.
07/06 (sábado) – 09h – 18h
Trilha do Artesanato – Via do Mercado
Maratona Criativa | Redes Sociais para Artesãos – Storytelling + Identidade visual
Facilitadores: Alyson Ferreira
Resumo: Imersão prática em estratégias de storytelling e identidade visual para fortalecer marcas artesanais nas redes sociais.
09/06 (segunda) – 18h – 20h
Trilha do Desenvolvimento Territorial e Comunitário | Via do Mercado
Conversa Criativa | Produção de Eventos e Diversidade
Mediadora: Thamires Amon | Participantes: Átila Alves, Asiat, Thiago Rocks
Resumo: Estratégias para tornar eventos culturais inclusivos, íveis e representativos de múltiplas identidades.
10/06 (terça) – 14h – 18h
Trilha do Artesanato – Via do Mercado
Oficina Maker | Gestão para artesãos: Produção e Eficiência Operacional
Facilitador: Gabriel Torobay
Resumo: Ferramentas de organização, controle de estoque, precificação e gestão de tempo para aumentar produtividade sem perder qualidade.
10/06 (terça) – 18h – 20h
Trilha do Design – Via do Mercado
Conversa Criativa | Mulheres negras no cenário da moda capixaba
Mediadora: Kris Davis | Participantes: Joelma Silva, Karol Abouts
Resumo: Troca de experiências, desafios e conquistas que fortalecem a visibilidade e a representatividade de mulheres negras na moda local.
11/06 (quarta) – 14h – 16h
Trilha do Artesanato – Via da Criação
Masterclass | Fotografia de Produtos Artesanais
Facilitadora: Melina Furlan
Resumo: Técnicas de composição, iluminação, enquadramento e edição para valorizar rodutos em e-commerce, redes sociais e campanhas.
11/06 (quarta) – 18h – 20h
Trilha do Design – Via do Mercado
Masterclass | Narrativas capixabas na construção de uma marca de moda
Facilitador: Barra Crew | Participantes: Greg, Max, Thiago, Ana Rita
Resumo: Como histórias e cultura do Espírito Santo podem fundamentar identidade e posicionamento de marcas de moda autênticas.
12/06 (quinta) – 16h – 18h
Trilha do Desenvolvimento Territorial e Comunitário – Via do Mercado
Conversa Criativa | Economia Criativa de Base Comunitária
Mediadora: Priscila Ricardo | Participantes: Orlando Lopes, Vanessa Darmani & Wyller Villaças (Grupo Árvore), Robson Malacarne
Resumo: Discussão de experiências e estratégias que ligam saberes tradicionais, inclusão produtiva e inovação para fortalecer ecossistemas criativos locais.
13/06 (sexta) – 09h – 13h
Trilha do Design – Via do Mercado
Oficina Maker | Oficina de Crochê Criativo
Facilitadora: Laura Conceição
Resumo: Aprendizado prático de técnicas básicas de crochê para criar órios e peças decorativas únicas, explorando materiais, cores e texturas.
13/06 (sexta) – 18h – 20h
Trilha do Design – Via do Mercado
Masterclass | A Arte do Styling
Facilitadora: Luane Nascimento
Resumo: Seleção e combinação de peças e elementos visuais para construir narrativas de marca e campanhas de moda de impacto.
14/06 (sábado) – 10h – 12h
Trilha do Artesanato – Via do Mercado
Masterclass | Criação de Portfólio
Facilitadora: Jessica Sampaio
Resumo: Boas práticas para selecionar, organizar e apresentar projetos criativos de forma estratégica, clara e atrativa a diferentes públicos.
14/06 (sábado) – 14h – 16h
Trilha do Design – Via do Mercado
Masterclass | Tranças Afro Contemporâneas
Facilitadora: Mayara (Raiz Mística)
Resumo: Demonstração prática de técnicas contemporâneas de tranças afro e valorização da herança cultural africana por meio de estilos personalizados.
25/06 (quarta) – 14h – 18h
Trilha do Empreendedorismo e Gestão Cultural – Via do Mercado
Oficina Maker | Comunicação Estratégica para Artistas
Facilitadora: Nerie Bento
Resumo: Ferramentas para posicionamento de imagem, narrativa artística, planejamento de redes sociais e elaboração de portfólios e releases.
26/06 (quinta) – 14h – 16h
Trilha do Empreendedorismo e Gestão Cultural – Via do Mercado
Masterclass | Mapeando o Futuro: Estratégias para Desenvolver sua Carreira Artística
Facilitadora: Nerie Bento
Resumo: Estratégias de construção de imagem, relacionamento com mídia e uso de redes sociais para ampliar visibilidade e impacto de carreiras artísticas.
Sobre o Hub ES+
O Hub ES+ é um espaço público de cultura e inovação localizado na Praça Costa Pereira, 30, Centro, Vitória. Ele integra o programa ES+ Criativo, uma iniciativa do Governo do Estado do Espírito Santo, coordenada pela Secretaria da Cultura (Secult – @secult.es), em conjunto com a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti – @secti.es). O projeto do Hub ES+ conta com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes – @fapes.es) e parceria com o Instituto Brasil de Cultura e Arte (IBCA – @galpaoibca).
Para mais informações, e nosso Instagram (@hubesmais) ou nosso site Hub ES+.