O Projeto Avivar, da Prefeitura de Barra de São Francisco, promoveu na tarde dessa quarta-feira (21) uma roda de conversa com os idosos da comunidade de Cachoeirinha de Itaúnas, abordando a importância da prevenção de doenças mentais e da promoção do bem-estar na terceira idade.
A atividade aconteceu no galpão da Primeira Igreja Batista em Cachoerinha de Itaúnas (PIBCI), em um ambiente simples, mas preparado especialmente para o encontro. A roda de conversa teve início às 14 horas e foi conduzida pela psicóloga Adriana Apolinário. E os idosos participaram do momento, ouvindo com atenção as orientações readas pela profissional.
Segundo Apolinário, com o ar dos anos, é comum que pessoas idosas enfrentem limitações físicas, redução da mobilidade e dependência de outras pessoas, o que pode levar ao isolamento social e até à depressão. Ela destacou a importância de ações que incentivem o cuidado com a saúde emocional e mental, ajudando a manter a autoestima e a qualidade de vida.
A iniciativa do Projeto Avivar de levar atividades até comunidades do interior como Cachoeirinha de Itaúnas reforça o compromisso de descentralizar os atendimentos e alcançar um número maior de idosos. As rodas de conversa são uma das estratégias utilizadas para informar, acolher e promover o convívio social entre os participantes.
Ao final, todos os presentes foram convidados a compartilhar um lanche, encerrando a tarde com leveza e interação.
Sobre o Projeto
Inaugurado em 11 de fevereiro de 2022, o Projeto Avivar já conta com cerca de 1.500 idosos inscritos. As ações incluem aulas de aeróbica e zumba, hidroginástica, atividades físicas em academias, danças de forró aos domingos, eios e rodas de conversa com foco em saúde, direitos e qualidade de vida dos idosos.
Como participar
Idosos com 60 anos ou mais que desejam participar do Projeto Avivar podem procurar os pontos de atendimento do projeto nas comunidades durante as ações itinerantes, como as realizadas em Cachoeirinha de Itaúnas.
Também é possível buscar informações diretamente na sede do projeto, localizada na rua Henrique Fanti, 316, no bairro Nova Barra. O atendimento ocorre de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h, e às sextas, das 8h às 16h.
Documentos necessários para inscrição:
– Carteira de Identidade
– F
– Cartão SUS e AMA
– Comprovante de residência
– Receitas dos medicamentos de uso contínuo